Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Poema: As vantagens de ser invisível

 Encontrei a pouco, em uma das cenas deletadas do filme "As vantagens de ser invisível", Charlie recitando um poema muito bonito:


 "Em um papel amarelo com linhas verdes
 Ele escreveu um poema
 E chamou de 'Dentinho'
 Porque era o nome do cachorro dele
 E era disso que se tratava
 O seu professor deu nota 10 e uma estrela dourada
 E sua mãe pendurou na porta da cozinha
 E leu para suas tias
 Foi o mesmo ano que o padre Tracy
 Levou as crianças para o zoológico
 Deixou que cantassem no ônibus
 Sua irmã recém nascida
 Tinha unhas pequenas e nenhum fio de cabelo
 Seus pais se beijavam muito
 E a garota da esquina lhe mandou um beijo
 Ele perguntou ao pai o que aquilo significava
 O seu pai sempre o colocava na cama
 E sempre estava lá pra isso

 Em um papel branco com linhas azuis
 Ele escreveu um poema
 E chamou de 'Outono' 
 Porque era o nome da estação do ano
 E era disso que se tratava
 O seu professor deu nota 10 e pediu que melhorasse
 E sua mãe nunca pendurou na porta da cozinha
 Por causa da tinta fresca
 As crianças disseram para ele que o padre Tracy fumava
 Deixava bitucas nos bancos da igreja
 Que ás vezes queimavam formando buracos
 Foi no mesmo ano que sua irmã passou a usar óculos
 De lentes grossas e armações pretas
 E a garota da esquina riu quando ele quis ver o Papai Noel.
 As crianças perguntavam por que seus pais se beijavam tanto.
 E seu pai nunca mais o colocou na cama
 E seu pai ficou bravo quando ele chorou por isso

 Em uma folha arrancada de seu caderno
 Ele escreveu um poema
 E chamou de 'Inocência: Uma dúvida'
 Porque ele tinha dúvidas sobre a inocência de sua namorada
 E era disso que se tratava
 O seu professor deu nota 10 e um olhar estranho
 E sua mãe nunca pendurou na porta da cozinha
 Porque ele nunca mostrou pra ela
 Foi no mesmo ano que padre Tracy morreu
 E ele esqueceu o final do credo dos apóstolos
 E pegou sua irmã namorando na varanda de casa
 E sua mãe e seu pai nunca se beijavam ou conversavam
 E a garota da esquina usava maquiagem demais
 Fazendo ele tossir quando a beijava
 Mas ele a beijava mesmo assim
 Porque era a coisa a se fazer

 Ás 3 da manhã, ele se colocou na cama
 Ao som dos roncos do pai
 Por isso, no verso de um papel pardo
 Ele tentou escrever outro poema
 E chamou de 'absolutamente nada'
 Porque era disso que se tratava
 Ele se deu nota 10
 E um corte em cada pulso
 E pendurou na porta do banheiro
 Porque dessa vez, não chegaria à cozinha."

10 comentários:

  1. Poema Lindo... não consigo dizer oq achei ele faz pra ser lindo mas é lindo '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Ele é lindo porque aborda com sinceridade a vida em poucas linhas.

      Excluir
  2. Ainda acho que é a carta de suicídio do Michael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, faz todo sentido ser a carta do Michel, até pelo lance da separação dos pais...

      Excluir
    2. Nunca havia pensado nisso, e por mais que faça todo sentido,o Michel se matou com um tiro e não com um corte nos pulsos... Queria saber o que ele diria ao charlie antes de se matar. :(

      Excluir
    3. Nunca havia pensado nisso, e por mais que faça todo sentido,o Michel se matou com um tiro e não com um corte nos pulsos... Queria saber o que ele diria ao charlie antes de se matar. :(

      Excluir
    4. Tbm nunca havia pensado nisso porém no livro mesmo temos a resposta
      "...e ele soube que era a carta de suicídio de alguém. *Eu espero que não* ..."
      :3

      Excluir
  3. nossa.. tomei um choque no final.. mas é encrivel .. muito encrivel..

    ResponderExcluir
  4. Amo esse poema e esse livro/filme.
    Sempre que leio acabo me identificando muito. Não quero incomodar ninguém com minhas bobagens, e agora estou aqui tentando escrever o que estou sentindo, mas não tem como descrever uma mistura de sentimentos ruins que não acabam, espero que um dia tudo isso acabe senão eu mesma terei que acabar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranha a forma como a gente sente as coisas, eu nesse exato momento estava pesquisando esse poema pra ler, já que de alguma forma eu sinto que não vale a pena eu viver, eu estou tão cansada, e ao mesmo tempo eu sinto um vazio tão grande, mesmo quando eu estou transbordando de sentimentos tristes, mas eu espero de todo o meu coração que você esteja bem, que tenha aprendido a lidar com essa merda que é a vida as vezes, e que não pense mais nessas coisas, que erre muito e viva momentos incríveis, que viva. Você não não tem que acabar com nada, você não é um erro, e não importa se você fez coisas que acha que são ruins, ou se acha que não merece ser amado, você merece, você merece viver, você é digno, eu espero que mesmo que você nunca leia isso, que você esteja por aí, e que esteja bem.

      Excluir

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!