Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ar condicionado: Não faz tão bem assim, não!



Oi gente! Aqui é a Cassy com mais uma postagem curiosa pra vocês!
Nesse calor desse nosso Brasil, quem não gosta de um ar-condicionado? É tudo de bom né? Errado. O ar condicionado pode também ser uma verdadeira merda. (Eu por exemplo estou com a garganta inflamada e com gripe forte por culpa do ar condicionado da sala de aula)
Pesquisando por aí, achei as seguintes informações sobre os males do ar condicionado.

O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.


Segundo o médico da Academia Brasileira de Rinologia, Dr. Fabrizio Romano, o ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas, destruindo anticorpos e enzimas que protegem o corpo, predispondo ainda mais as pessoas aos riscos de infecções. “O aparelho retira umidade do ambiente, deixando o ar seco, o que prejudica o bom funcionamento das vias respiratórias, desde o nariz até os pulmões”, explica ele.

Além disso, se o filtro do ar-condicionado estiver vencido, pode enviar impurezas para o ambiente, provocando alergias e infecções.
Nariz coçando, garganta seca, olho irritado, desconforto geral. Quem quiser pôr a culpa no ar condicionado, pode fazê-lo com razão. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram um diagnóstico dos efeitos do sistema de ventilação artificial sobre a saúde do trabalhador e confirmaram muitos dos sintomas atribuídos ao ar climatizado.


O problema mais comum é a contaminação dos dutos de ventilação por ácaros e fungos - o chamado mofo. Seus esporos são carregados pelo ar e podem causar irritações nos olhos e trato respiratório. O resultado pode ser muito pior do que um simples incômodo. "Quando você vai para casa com o nariz entupido, sua estrutura de sono será perturbada", diz o pesquisador Paulo Saldiva, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP.
 
Conseqüentemente, isso pode levar a fadiga, mal-estar e um sistema imunológico comprometido, favorecendo infecções por bactérias oportunistas. "Sem falar das horas perdidas no trabalho e da má qualidade de vida das pessoas". Quem mais sofre são os indivíduos com alergias respiratórias, mesmo nos casos em que não foram encontrados níveis altos de contaminação por fungos ou ácaros, afirma Graudenz.

Fungos, bactérias e ácaros podem ser os grandes vilões. Isso porque a redução drástica da captação do ar externo provoca o aumento da concentração de poluentes biológicos no ar interno, fazendo com que a taxa de renovação seja insuficiente. Com isso, existe o risco de concentração dessas formas de vida nos dutos de ar condicionado, o que favorece a proliferação desses agentes, e compromete a qualidade de vida das pessoas, principalmente as que são mais vulneráveis à contaminação, como aquelas que têm problemas respiratórios como a rinite alérgica.


Ah, e tem outra coisa. Você está na sua linda sala de aula equipada com o ar condicionation maravilhation tabajara e saí pro recreio e tá aquele sol e aquele calor. Essa troca rápida de temperaturas faz com que você e seu corpo fiquem espostos a pegar bactérias e assim pegar uma gripe porque o corpo precisa se adaptar á essas mudanças de temperatura mas ele não faz isso tão rápido quanto você saindo de perto do ar para o calorzão!


Mais informações /fontes: clique aqui, aqui e aqui, e mais aqui  


P.S: Põe um cabelo preto e um óculos no desenho do homem com gripe e fica igualzinho á mim!
Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!