Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os benefícios da Natação

 Oi, pessoas! 
 Eu tenho dores nos joelhos e panturrilhas desde criança, já fui no pediatra e ele sempre dizia: "É dor do crescimento. Normal. Muitas crianças têm". Mas eu não cresci muito e as dores nunca pararam. Quando criança, eu não conseguia dormir e chorava de dor. Tomo remédio para dor nas pernas todo dia- Meu fígado deve estar destruído.
 Cansada dessa situação, fui no ortopedista; ele mandou fazer raio-x e viu que eu tenho o osso do joelho e da perna muito juntinhos, mais perto do que o normal, e isso causa a dor. O médico indicou fisioterapia e algum esporte, eu escolhi natação mesmo sem saber que proporciona tantos benefícios.
 Não vi muito resultado na fisioterapia, mas amei a natação. Hoje eu tive a minha primeira aula. Realmente cansa muito. Quando eu estava saindo da piscina, senti um peso absurdo, mal conseguia andar, minhas pernas pesavam muito fora d'água- algum tempo depois voltou ao normal-, e pude notar que elas foram muito exercitadas.
 Pesquisei sobre os benefícios da natação, e encontrei essa ótima matéria:

Os benefícios da Natação

Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos, você sabe por quê? A natação ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.
Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o emagrecimento e a melhora na qualidade de vida. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.
Benefícios da Natação:
- Reduz o risco de episódios cardiovasculares. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.
- Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
- Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica.
- Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.
- Alivia dores causadas pela artrose.
- Sobe a auto-estima. Os esportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Reduz a dor e o risco de lesões.
- Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma atividade esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!