Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dez descobertas interessantes sobre café


Para começar o dia bem, curar a ressaca, espantar o sono, esquentar, fazer um break no meio do dia... Um cafezinho sempre vai bem. Porque ele desperta tamanha paixão, ainda não sabemos. Mas a ciência está em busca da resposta e, durante as pesquisas, vem descobrindo uma série de informações interessantes sobre a bebida. 

Café vicia – A cafeína causa dependência psicológica, age diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a fadiga e melhorando a concentração e o raciocínio. A abstinência pode causar dores de cabeça, tremedeira, tontura, aumento da ansiedade e fraqueza. Mas não se assuste, é uma dependência psicológica e não química - em quantidades moderadas, o café só faz bem.

Café previne o mau hálito – Uma pesquisa da Universidade israelense de Tel Aviv descobriu que alguns elementos do café bloqueiam o desenvolvimento de bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Café faz bem para o coração – Uma pesquisa norte-americana, apresentada na 50ª Conferência Anual da Associação Americana do Coração, em 2010, disse que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia tem 18% menos chances de ter problemas cardíacos. 

Café não te deixa alerta – Aquela energia que o café traz é apenas sinal de que a abstinência de cafeína está indo embora. Cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, dizem que se a gente faz do cafezinho um hábito, logo desenvolvemos tolerância ao efeito estimulante da cafeína.  

Café favorece a performance feminina. Mas prejudica a masculina – Outro estudo da Universidade de Bristol analisou homens e mulheres em atividades como testes de memória após tomarem café normal ou descafeinado. Com cafeína no sangue, as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo. Já os homens ficam mais agressivos e com o raciocínio mais lento.

Café te ajuda na hora da malhação – Beber uma xicarazinha antes de ir à academia dá uma energia extra e diminui a dor causada pelos exercícios. 

Café faz os seios diminuírem – A cafeína mexe com os hormônios, fazendo os seios encolherem. Um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, concluiu que três xícaras de café por dia são o suficiente para o efeito ser notado.  Nos homens, veja que bizarro, acontece o oposto: o consumo frequente de cafeína pode aumentar os “peitinhos” dos rapazes!

Café ajuda a viver mais – Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com mais de 400 mil pessoas, revelou que a taxa de mortalidade de quem bebe café é menor do que daqueles que não bebem. Os pesquisadores não garantem que o mérito de seja todo da bebida, mas já podem especular sobre os benefícios do café na saúde. 

Quanto mais café, menos cálcio – Uma das razões para não encher a cara de café é que, quando ingerida em excesso, a cafeína induz o corpo a se livrar do cálcio, nutriente vital para a sustentação dos ossos na velhice.

Café te faz ver o lado bom da vida – Precisando de uma dose de otimismo? Algumas xícaras de café podem ajudar. A cafeína aumenta a transmissão de dopamina, substância que produz sensações de prazer e alegria e estimula o lado do cérebro que controla a linguagem. De acordo como o estudo, o café te deixa mais ágil na hora de distinguir palavras com significados positivos. Que beleza!

Fonte: http://pop.com.br/mundopop/mulher/noticias/Dez-descobertas-interessantes-sobre-cafe-880221.html

Que café é bom, nós já sabemos. Mas para ser melhor pra saúde, lembre-se: Sem açúcar, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!