Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cuidado parental e características da prole

 Relação entre os cuidados dos pais e as características da prole, ou seja, dos filhotes

  A necessidade de cuidado dos pais varia com o desenvolvimento do filhote ao nascer. Existem três categorias em que existe variedade nos padrões de comportamento dos pais. Eles são: altricial, precoce e semi-altricial.
 No padrão altricial, o período de gestação é curto e o filhote nasce geralmente sem pelos, cego e surdo, com os sistemas termorregulatório e sensorial pouco desenvolvidos, ou seja, sem a capacidade de manter sua temperatura corporal e sem controle dos sentidos.
 Quais espécies de animais vocês acham que se encaixam nesta categoria altricial
 Fazem parte desse grupo os coelhos, muitos roedores, como ratos e camundongos, os marsupiais, como gambás, muitos carnívoros, como o cão doméstico e o lobo cinzento e a maioria das aves passeriformes.
 Nestas espécies o comportamento parental, dos pais, se baseia na existência de uma bolsa marsupial ou de um ninho onde ocorre a alimentação e onde os filhotes desgarrados são rapidamente trazidos de volta. Nessas espécies, a mãe cuida de todos os filhotes presentes no ninho, mesmo se forem de outra mãe.
 Percebemos algo em comum entre filhotes dessa categoria, como os pássaros e roedores que nascem totalmente cegos e sem pelos.
 Na prole altricial, o cuidado paterno é mais comum, ou seja, o pai participa mais. Ao contrário do que acontece com os mamíferos, as aves machos são tão capazes quanto as fêmeas de prover qualquer tipo de cuidado para os filhotes, inclusive alimentar. Nos mamíferos, esse papel cabe apenas à mãe, que fornece o leite.
 O padrão precoce é determinado por um período de gestação mais longo e o nascimento dos filhotes com sistemas visual, auditivo, termorregulatório e motor são bem desenvolvidos.
 Quais espécies de animais vocês acham que se encaixam nessa categoria precoce
 São os equinos (ou seja, cavalos), bovinos (bois), e os ungulados em geral, assim como as cobaias e os pinípedes (como as focas) fazem parte deste grupo.
 Os cuidados dos pais são importantes nas espécies precoces, mas demandam menos energia do que nas espécies altriciais. Por que vocês acham que isso acontece? De não ser tão trabalhoso e cansativo?
 Bom, é porque na categoria precoce, os filhotes já nascem com alguns sistemas bem desenvolvidos. Por exemplo, um cavalo já nasce enxergando, ouvindo e até andando. Eles não vivem isolados em um ninho; quando nascem, os filhotes seguem a mãe para onde for e aprendem dela.
 Já pararam para pensar que até mesmo o ambiente influencia nesse comportamento? Por exemplo, os cavalos nascem geralmente em campo aberto, e é necessário se locomoverem logo no início para acompanhar a manada.
 Bom, as mães que dão à luz filhotes precoces geralmente não constroem ninhos, mas desenvolvem com seu filhote uma relação exclusiva, rejeitando qualquer outro jovem que tente se aproximar.
 Porém, existe uma categoria que não se enquadra em nenhum dos dois padrões que já vimos.
 Na categoria semi-altricial o período de gestação é longo, o recém nascido apresenta algumas habilidades que permitem independência para executar algumas tarefas, mas depende do adulto para outras tarefas que são vitais para sua sobrevivência. Por exemplo, o filhote tem os olhos abertos e sua audição funciona bem, mas ele não consegue se locomover por conta própria, se alimentar sozinho, nem acompanhar o grupo em deslocamentos.
 Quais espécies vocês acham que se enquadra nessa categoria semi-altricial?
Algumas espécies de primatas, como chimpanzés e seres humanos. Nessas espécies, a relação é caracterizada pelo fato de o bebê ser carregado pela mãe, mesmo que seja num carrinho, como vemos nas sociedades humanas modernas.











Para assistir a apresentação que fiz sobre este tema:

Apresentação dos alunos de Pré Iniciação Científica do Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental (LNNE) da Universidade de São Paulo. Palloma Beatriz Fialho Damas palestrou sobre "Relação entre o cuidado parental e as características da prole" e "Como o comportamento de brincar surge e se modifica ao longo da vida do indivíduo" na E.E.Prof. Walter Ferreira.
Foi mais uma experiência e indescritível; um privilégio para poucos. Estou extasiada de alegria! :D
Espero ter colaborado ao máximo para que a assistência tirasse proveito do conteúdo e absorver algo útil.
Foi mais uma experiência indescritível e maravilhosa! Sou muito grata por esse privilégio. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!