Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Frio na barriga

Olá, terráqueos!
Há muito, muito tempo não escrevo algo decente no blog. [...] Estou frustrada! Tenho tanto a dizer, mas tão pouco tempo pra escrever. Confesso que estou com um pouco de receio de ter perdido o dom de narrar.
Bem, resumindo minha vida: Por mais que eu tente, não estou conseguindo descansar completamente- desejo que as férias cheguem logo; comecei a fazer curso de desenho na escola Bauhaus- sempre foi meu sonho; pretendo fazer ilustrações dos contos e crônicas que escrevi e postei aqui no blog, mas o tempo não me permite. ):
[...]
A professora de Português ficou impressionada com um trabalho que fiz sobre o livro clássico de Machado de Assis: Helena. Eu resumi o livro e coloquei pitadas de humor, gravei o áudio e fiz desenhos das cenas principais. Em sala de aula, eu apenas precisei colocar o áudio e ir passando as fotos dos desenhos em sequência no telão.
 Ela amou a ideia, pois achou útil e prático usar esse método para auxiliar deficientes visuais (com apenas o áudio) e deficientes auditivos (com apenas os desenhos). Ela propôs que todos os alunos fizessem um trabalho assim, com qualquer livro que gostassem (não precisaria ser os clássicos da literatura). Alguns alunos decidiram fazer sobre "Alice no País das Maravilhas", "A Menina que Roubava Livros", "Extraordinário" etc. Eu estava em dúvida entre "Jogos Vorazes", "O Jardim Secreto" ou "A Garota das Laranjas". Mas eu, definitivamente, escolho o último. Saiba o motivo neste post. Fiquei extremamente feliz e grata pela professora ter tirado proveito do meu trabalho. Darei meu máximo para realizar outro que a agrade.
Sou completamente apaixonada pela literatura de Jostein Gaarder, filósofo norueguês. "A Garota das Laranjas" foi um livro que mexeu muito comigo- É extremamente inteligente, eletrizante, estimulante e cativante. O livro contém debates filosóficos e fala muito sobre astronomia e natureza. Lê-lo uma experiência indescritível.
Jostein também é autor de outra obra famosíssima, a qual anseio ler: "O Mundo de Sofia".
Pesquisando sobre "A Garota das Laranjas" no youtube, descobri trailers de um filme baseado na obra. Pirei na hora. Não acredito que fizeram filme desse livro!!! Eu NECESSITO assistir!
Sinopse:
Numa carta que ficou guardada por muito tempo revela ao adolescente Georg Roed uma história extraordinária. O autor da carta é o pai do menino, morto há onze anos - ele escreveu esta longa mensagem de despedida para que o garoto pudesse lê-la depois, quando estivesse mais maduro.
 A história que o pai conta é do tempo em que ainda era um jovem estudante medicina: a sua busca por uma moça desconhecida, que ele vê por acaso nas ruas de Oslo, sempre carregando um saco cheio de laranjas. Apaixonado, o rapaz persegue os diversos mistérios que cercam os seus encontros fugidios  com a garota das laranjas, numa aventura que culmina numa grane revelação. Alternando entre a voz de Georg e a do pai, Jostein Gaarder constrói uma narrativa pontuada com perguntas filosóficas, que tratam de temas como o amor, a morte e a grandeza do universo.


Entrevista com o autor, Jostein Gaarder:

4 comentários:

  1. Eu tinha escrito algo totalmente diferente antes, mas quando apertei publicar deu um bug que apagou tudo :( mas eu não desisto rsrs...
    Então que bom que começou o curso que tanto queria, um talento desses não pode ser disperdiçado e as vezes acho que a vida é muito curta pra ignorarmos as coisas de que gostariamos de fazer... eu quero voar mas, acho melhor ignorar isso. Que bom que sua professora gostou de seu trabalho, também achei ele o máximo, ajudar a levar cultura de um modo diferente pra pessoas que precisam. Eu li que alguns alunos escolheram "Alice" como tema do trabalho pedido pela sua professora.. Achei essa uma ótima escolha :) e provavelmente eu teria a feito também :D
    Fiquei curioso com esse livro aí: "A Garota das Laranjas", adoro livros com esse tipo de nome simples como, "A garota(ou menina não lembro) que roubava livros" e também "Tem um elefante no meu jardim" (esse último eu recomendo que vc leia é muito bão e curtinho) e pra aproveitar que estou recomendando livros: gostaria que vc lesse "A arvore generosa" é um livrinho infantil de umas 20 páginas mas com uma das (senão a melhor) mensagem que uma pessoa pode receber. Eu meio que tava dando uma parada de ler livros pra poder descansar a mente justamente por não estar conseguindo descansar mas ignorei isso ao ver a capa de "um lugar para ficar", outro livro (:D adoro eles), e acho q posso falar a vida toda de livors que gostei, mas vamos deixar isso pra outro comentário :)
    Que bom que vc voltou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Rodrigo... Todo comentário seu me faz abrir um sorriso. Sempre.
      Eu tava sentindo tanto a sua faltaaa!!!
      Quando eu tava em sala de aula e disseram que fariam o trabalho com o tema "Alice" eu lembrei de você na hora. Sabia que vc ia gostar. (:
      Acho que você amaria "A Garota as Laranjas"... É um dos melhores livros que já li. Cheio de perguntas filosóficas e uma importante lição no final (assim como "A árvore generosa" que vc me recomendou; estou louca pra ler agora).
      Prometo que lerei todos os livros que vc me indicou.
      [...]
      Seu desejo é voar? Voar em um avião, balão ou apenas "flutuar"? Sabe... Eu já sonhei muitas vezes que estava voando. Desde pequena eu sonho que tenho apenas que fazer força com o pensamento para conseguir voar. kk E eu voava mesmo. Voava muito. Um dia desses eu sonhei que tava voando como se estivesse nadando crawl. kkk Acho que é pq eu fazia aula de natação há um tempo atrás. (Puxa... Eu amava fazer natação; me sentia livre debaixo d'água... Comecei a fazer para melhorar um problema que tenho no joelho. Desde criança eu sinto dores terríveis nos joelhos. Quando eu ia no pediatra, ele dizia que era "dor do crescimento, que muitas crianças sentem dor quando os ossos estão crescendo. Mas eu não cresci (sou mt baixinha) e a dor continuou. kk Então, ano passado fui no ortopedista e ele tirou raio-x e diagnosticou que tenho o osso da perna e do joelho próximos demais, e eles "raspam"- Isso causa dor. Para resolver eu teria que fazer volei ou natação, mas nao sei jogar volei... Tive que parar de fazer natação pq eu tenho um TOC e meus ombros e costas estão HORRÍVEIS para serem expostos).
      AAAI, MEU DEUS! Me desculpa, Rodrigo! Tagarelei pra caramba! Contei minha vida em um comentário. kkk Me perdoe!!! Eu me empolguei.

      Excluir
    2. '-' Continuando a tagarelar...
      Se seu desejo é voar, tenho certeza de que irá conseguir- de uma forma ou de outra.
      [...]
      O comentário anterior me fez querer fazer um post sobre "sonhos". Tema interessante, porque, afinal, eu tenho muita coisa a contar sobre isso.
      AAAH, por falar me natação, olha que vídeo legal que achei no youtube de um homem nadando crawl. Ele nada MUITO BEM! Eu nunca cheguei nem perto. https://www.youtube.com/watch?v=vAhOZc0FU_A

      Excluir
  2. Você tocou em um assunto que acho muito interessante agora: SONHOS!!! ADORO!!!
    Adoro muito muito sonhos, e agora vai uma informação curiosa sobre os Rodrigos de minha espécie... Antes de dormir, eu fico construindo sonhos... (como assim???) Eu imagino um lugar, seja real ou não e vou acrescentando coisas nele, tipo arvores, bancos e coisas do cenário, dái depois de tudo isso eu coloco eu e os outros personagens. Eu faço isso há muito tempo, desde a 3º ou 4º série, ou até antes, não lembro. Eu uso isso pra muita coisa, quando vou escrever uma história, eu crio um sonho com o cenário da história e com os personagens e tudo mais, faço isso com histórias em quadrinhos e tudo que tenha personagens. Meio que depois que eu crio tudo eu começo a viver o sonho como se fosse real, é quase como se fosse um exercício de imaginação, mas parece que tem horas que sai do controle e começa a ter rumo sozinho, é uma experiência única pra mim :) já me imaginei indo pra Wonderland (país das Maravilhas) e pra diversos outros mundos imaginários. Esse é o maior motivo por eu gostar de sonhos... fora algumas experiências estranhas que aconteceram comigo enquanto estava sonhando... uma delas foi quando eu e meu irmão assistimos um filme de terror e depois tivemos o mesmo sonho inteirinho com o filme "Marte ataca" que não tem nada de terror, mas tem umas bem mais estranhas, como quando eu estava construindo o cenário do meu sonho e daí do nada ficou tudo preto e eu fui (levitando muito rápido) pra outra sala que eu não tinha criado, o mais estranho de tudo é que eu estava acordado quando isso aconteceu. Desculpa o papo estar meio esquisito mas é que adoro sonhossss (mas eu já disse isso) e acho que sou a única pessoa que consigo fazer isso, já tentei ensinar todo mundo aqui em casa mas acho que eles não deram muita importância.
    Sobre voar, antes, eu e uns amigos queriamos fazer uma armadura do homem de ferro pra voar... dpois desistimos pq é um pouquinho impossível, bem pouquinho. Nunca nadei, nem sinto muita vontade, tipo deve ser legal mas não é algo que morro de vontade de fazer. Vou procurar por esse: A Garota as Laranjas, já está virando pessoal. E não se importe em "tagarelar" (quanto tempo não escuto essa palavra?) isso é bom :)
    Esse tal de Luiz Lima parece um peixinho nadando @o@
    E acho que é isso, também senti sua falta... mesmo com o fato de termos nos falado a tão pouco tempo né?
    Byer!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!